Pegada nas Escolas

O projeto Pegada nas Escolas é uma ação transdisciplinar de educação não-formal dirigido aos estudantes 5ª a 8ª séries de escolas públicas do Estado do Rio de Janeiro. Esta ação, sob a ótica do design, tem como princípio colocar o estudante numa posição participativa e comprometida com a criação de soluções para melhorar o seu dia-a-dia. Para isso, a sua experiência é considerada e valorizada potencializando o seu conhecimento sobre o seu próprio contexto de vida e a comprometendo-o com a proposta de soluções para a sua transformação.

O objetivo principal deste projeto é contribuir com o desenvolvimento de iniciativas inovadoras em escolas municipais do Estado do Rio de Janeiro, visando a sustentabilidade dessas iniciativas e a criação de novas ações.
Os objetivos específicos são:
1. desenvolver uma reflexão, de estudantes, professores e pesquisadores sobre os impactos ambientais causados dentro do sistema e sub-sistemas de funcionamento escolar (alimentação, transporte, uso de equipamentos, limpeza, descarte).
2. Desenvolver a capacidade de criar soluções para reduzir esses impactos.
3. Promover um cotidiano sustentável dentro das escolas, utilizando ferramentas de design num processo de educação não-formal.

As ferramentas de visualização utilizadas pelo design em seu processo de atuação facilitam a comunicação entre os diferentes atores sociais envolvidos no projeto (estudantes do nível fundamental, professores, estudantes de graduação, pesquisadores, diretores das escolas, comunidade do entorno escolar). Sendo assim torna-se mais fácil compreender, na prática o que significa emitir x% de CO2 , por exemplo, ao relacionar esse índice com atividades do cotidiano desses atores (Thackara, 2007a). Além disso, o design foca a solução de problemas a partir da experiência do usuário, colocando-o como parte integrante do sistema analisado e não como um agente externo, distanciado, como, por exemplo o eco-sistema e o homem, na biologia ou economia.
Uma vez que é na fase escolar que as pessoas encontram-se mais abertas à discussão, trabalhar com esse público-alvo mostra-se estratégico para alcançar resultados sustentáveis a longo prazo, e preparar um mundo melhor para essa geração e para as gerações futuras.LABDIS