EDS 2010 – Curitiba 19 de maio de 2010 (de manhã)

Sessão plenária UNU – Universidade das Nações Unidas – Govindan Parayil, Heitor Gurgulino de Souza e Tony Gross.

CDB – Convention on Biological Diversity – http://www.cbd.int/

TEEB The Economics of Ecosystems and Biodiversity –http://www.teebweb.org/

Talk show com os palestrantes: entender como os RCEs podem ser mais desenvolvidos em: pesquisa / geração de políticas / que tipo de network compor

Por Beany Monteiro

LABDIS

LIMPA BRASIL 19/05/2010 NO RIO DE JANEIRO

Do site do evento:

http://comunicacaoesustentabilidade.com/2010/

LIMPA BRASIL

Em sua terceira edição, o Fórum Internacional de Comunicação e Sustentabilidade irá abordar soluções relacionadas à geração de lixo e ao destino desses resíduos no meio ambiente. Para isso, durante o evento, será lançado o projeto Limpa Brasil, que acontecerá nos próximos meses no Rio de Janeiro. A iniciativa é baseada no projeto “Let’s Do It”, idealizado pelo ambientalista Rainer Nõlvak, que participará do Fórum, que “limpou” a Estônia em um dia com a participação de cerca de 50 mil voluntários.

O objetivo do Limpa Brasil não é apenas limpar o país, mas também para a mudança da atitude da população e conscientizar todos sobre os problemas ambientais. A ideia é que o Limpa Brasil seja itinerante e atue em diferentes cidades do Brasil. O pontapé inicial do projeto será no Rio de Janeiro.

Inscrição

Para mais uma edição, totalmente gratuita, esclarecemos que somente será possível a inscrição nas seguintes formas:
-Estudantes universitários e professores;
-Empresas patrocinadoras;
-Convidados da Atitude Brasil;

Maiores informações: no site do evento.

Por Beany Monteiro

LABDIS

EDS 2010 – Curitiba 18 de maio de 2010 (a tarde)

Antropóloga Mary Allegretti, University of Florida: Sustentabilidade e o conhecimento tradicional no contexto da Amazônia

Populações que vivem na Amazonia por gerações e são responsáveis por 40% das áreas protegidas hoje na Amazonia. O Brasil foi pioneiro nessa modalidade: sustentabilidade significa dependência dos recursos naturais, dos quais essas comunidades tiram seu sustento.

A idéia de que as comunidades tem um papel na proteção das florestas e na sustentabilidade associada a elas. Ou seja, a conservação, o desenvolvimento sustentável está associado a defesa dos meios de vida das pessoas na Amazonia.

Para concluir:

O desmatamento responde por até 20% das emissões, no caso do Brasil, mas considerando que as populações que estão na floresta contribuem para que o desmatamento não se expanda, essas populações receberiam uma compensação financeira dos países ricos (cujas matrizes energéticas são as maiores causadoras das emissões.

Não basta proteger a Amazonia, é preciso que a população local seja a verdadeira força de transformação, o que relaciona todos os esforços realizados na Amazonia a Educação para a Sustentabilidade.

LABDIS

EDS 2010 – Curitiba

18/05/2010 – As ações do Brasil em Sustentabilidade

Vincent Defourny, UNESCO

Amanhã no Rio (19/05/10) LIMPABRASIL, espera reunir 150 mil voluntários para limpar o Rio. Amanhã vai haver uma palestra sobre essa mobilização. Limpeza e desenvolvimento susentável. O professor Defourny faz menção as enchentes recentes consequentes ao lixo jogado nos centros urbanos.

Sites da UNESCO / UNESCO Brasil

www.unesco.org/en/esd

www.unesco.org/brasilia

LABDIS

 

Conferência Internacional para o Desenvolvimento Sustentável – Curitiba – Paraná

Curitiba, 18 de maio de 2010

Após a sessão de abertura o ambientalista Enrique Leff Zimmerman proferiu a palestra magna da Conferência, na manhã do primeiro dia. Na palestra Enrique Leff destacou a difereça do pensamento na ecologia política, onde o racionalismo, a interdiciplinaridade e o pensamento crítico, característicos do pensamento moderno, não são apropriados para tratar a Educação para o Desenvolvimento Susentável. A ética da “outridade”, comunicar-se sem querer traduzir o que o outro é, porque os códigos do pensamento não pode ser traduzidos é o ponto de mudança dessa educação.

Há uma morte entrópica do planeta e nós mal conhecemos,e até mesmo desconecemos a lei da entropia.A fotossíntese é um princípio fundamental que pode inspirar uma outra racionalidade produtiva.

ASSIM COMO A RIQUEZA A EDUCAÇÃO É UM BEM COMUM MUITO MAL DISTRIBUÍDO.

LABDIS