EDS 2010 – Curitiba 18 de maio de 2010 (a tarde)

Antropóloga Mary Allegretti, University of Florida: Sustentabilidade e o conhecimento tradicional no contexto da Amazônia

Populações que vivem na Amazonia por gerações e são responsáveis por 40% das áreas protegidas hoje na Amazonia. O Brasil foi pioneiro nessa modalidade: sustentabilidade significa dependência dos recursos naturais, dos quais essas comunidades tiram seu sustento.

A idéia de que as comunidades tem um papel na proteção das florestas e na sustentabilidade associada a elas. Ou seja, a conservação, o desenvolvimento sustentável está associado a defesa dos meios de vida das pessoas na Amazonia.

Para concluir:

O desmatamento responde por até 20% das emissões, no caso do Brasil, mas considerando que as populações que estão na floresta contribuem para que o desmatamento não se expanda, essas populações receberiam uma compensação financeira dos países ricos (cujas matrizes energéticas são as maiores causadoras das emissões.

Não basta proteger a Amazonia, é preciso que a população local seja a verdadeira força de transformação, o que relaciona todos os esforços realizados na Amazonia a Educação para a Sustentabilidade.

LABDIS