O Muan, software livre para animação quadro-a-quadro, está entre nós!

Os espectadores do Anima Mundi, Festival Internacional de Animação do Brasil, já devem ter visto o programa em ação no Estúdio Aberto. Ele foi concebido pelo festival, e desenvolvido pelo IMPA, Instituto de Matemática Pura e Aplicada, com apoio da IBM.
A equipe do Pegada nas Escolas visualizou nas possibilidades de uso desse software a oportunidade de adaptação de um método de Design Estratégio, a criação de cenários. Vamos utilizá-lo no que chamamos de Cenário Animado.
Cenários são utilizados para testar idéias e suposições de soluções. Através desse método se analisam aspectos que compõem o sistema em que está inserida a solução, por exemplo a forma como se espera que os atores interajam com a solução. Mesclando esse objetivo com o processo de co-design, que é característico do Pegada, os alunos atuam se apropriando do processo de design, e trabalhando em colaboração para modificar seu próprio contexto. Nesse caso, o sentimento de pertencimento pode permitir que o processo de criação faça muito mais sentido para quem participa. E foi como um instrumento potencial para atender essa questão, de identificação do co-designer e construção de sentidos que enxergamos o recurso da animação.
O planejamento é utilizar o Cenário Animado na fase 4, de gerações de propostas de soluções para a escola.
Na quarta-feira dessa semana, confirmamos o funcionamento animando um pendrive andando!
As configurações utilizadas ( depois de muitos testes) foram:
- notebook da Vostro, Dell com dual boot, com Windows Vista e Ubuntu 7.10
- Muan versão 8.2-2.deb
- filmadora da Sony DCR-HC52
- cabo firewire
seguindo instruções deste tópico no fórum do Muan.
A equipe do LABDIS realizará uma série de testes do uso do Muan. Mais notícias em breve!
Para saber mais sobre o software acesse o site do Muan.